..

rematando

Continuando o bê-a-bá, algumas técnicas de remate de pontos: a simples, à francesa, a elástica, à inglesa e duas para enviesar (como nos ombros, p. ex.)
Para terminar um tricô, existem várias maneira de rematar ou parar os pontos. Se quiser conservar toda sua elasticidade a um decote, um punho etc., como é geralmente o caso, não apertar a terminação. Aconselhamos usar o terceiro método descrito abaixo, porque ele permite toda flexibilidade a uma borda virada.




Para rematar um ponto, introduzir a agulha esquerda no penúltimo ponto da agulha direita, para pegá-lo e passá-lo da direita para a esquerda por cima do último ponto (fig. a). Proceder exatamente do mesmo modo para rematar um ponto tricô (fig. b). Para rematar vários pontos, repetir esta operação quantas vezes for necessário.



Remate à francesa




Tricotar dois pontos; depois rematar o primeiro sobre o segundo. Sobra um ponto na agulha direita. Tricotar novamente um ponto e rematar o ponto restante sobre este. Tomar o cuidado de tricotar em meia os pontos meia e em tricô os pontos tricô.



Remate elástico




Tricotar dois pontos, depois rematar o primeiro sobre o segundo, mas guardá-lo na agulha esquerda. Tricotar o ponto seguinte e deixar cair o ponto rematado da agulha esquerda, somente depois de formar o novo ponto; recomeçar a operação.



Remate à inglesa




Tricotar juntos em meia os dois pontos (primeiros), pegando-os por trás. Resultará um ponto na agulha direita. Colocá-lo novamente na agulha esquerda e tricotá-lo com o seguinte, como os dois primeiros, e assim por diante.



Remate enviesado 1





Para evitar a formação de uma "escada", devido ao deslocamento das carreiras, nas terminações feitas rematando os pontos por grupos, como num ombro, basta deixar de tricotar o último ponto da carreira e virar logo o trabalho; tirar sem fazer o primeiro ponto da agulha esquerda e rematar, sobre este ponto, aquele que não for tricotado. Tricotar depois o ponto seguinte da agulha esquerda para continuar a rematar normalmente. A primeira operação é feita no avesso, para o ombro esquerdo, e no direito, para o ombro direito.



Remate enviesado 2




A cada duas carreiras, deixar à espera o número de pontos a serem rematados, trazer o fio para a frente, tirar um ponto sem fazer, passar o fio novamente para trás e retomar o ponto na agulha esquerda, sem tricotá-lo. Virar. Quando todos os p. estiverem à espera, rematá-los de uma vez, o que resultará numa terminação perfeita.