..

montagem de pontos

Mesmo não deixando comentários, vi que muita gente entra aqui procurando desde o bê-a-bá. Pra coisa ficar bem didática, aqui tem algumas técnicas de montagem de pontos: a simples, a sobre uma agulha à italiana (que eu uso e nem sabia que tinha esse nome =D), a com duas agulhas à francesa, a com duas agulhas à inglesa e sobre quatro agulhas.



Montagem Simples




Numa agulha, fazer uma primeira argola apertada por um nó como está indicado na fig. Pegar a agulha na mão esquerda; depois, com a mão direita que segura o fio do novelo, continuar os três primeiros movimentos que formam a segunda argola, colocando-a sobre a agulha.

Repetir a operação quantas vezes for necessário para obter o número desejado de pontos. Esta montagem, bem flexível, é aconselhada quando é preciso, em seguida, levantar pontos para tricotar em sentido contrário.



Montagem sobre uma agulha à italiana




O comprimento do pedaço de fio que fica na mão esquerda, durante a montagem, corresponde a pelo menos três vezes a largura da montagem terminada. O fio da direita vem do novelo. É aquele com o qual se tricota. Fio, segurado pelos três últimos dedos da mão esquerda, passa sobre o polegar e o indicador. A mão direita segura uma agulha e estica o fio.

Depois, é preciso virar a mão esquerda de modo que o fio ainda esticado, vindo do polegar, cruze o fio vindo do novelo, passando por cima.

Com a mão direita passar a ponta da agulha na frente do fio esquerdo e introduzi-la na argola, passando atrás do fio do novelo.

A mão esquerda abaixa a argola; com a mão direita, lançar o fio do novelo em volta da agulha, passando por baixo, como para tricotar um ponto em meia.

Com a mão esquerda rematar a argola por cima da agulha e do fio lançado, depois puxar o fio da esquerda, para apertar o nó formado em volta do fio do novelo. Deste modo, obtemos o primeiro ponto da montagem.

Estas cinco operações são repetidas quantas vezes for preciso para montar pontos na agulha. Podem também ser usadas para formar o ponto inicial de todas as montagens, mas, para a montagem simples e a montagem com duas agulhas, a argola é formada somente a alguns centímetros da extremidade do fio da esquerda.



Montagem com duas agulhas à francesa




O primeiro ponto é feito como para a montagem sobre uma agulha, fazendo primeiro as cinco operações explicadas acima. Depois de fazer o primeiro ponto na extremidade do fio de montagem, pegar a agulha com a mão esquerda. Introduzir a agulha direita, da esquerda para a direita, neste primeiro ponto. O fio da direita é o fio do novelo e está esticado sobre o indicador da mão direita.

Enrolar o fio em volta da agulha direita, passando-o por baixo da agulha, como para tricotar um ponto meia.

Com a agulha direita, puxar o fio através do primeiro ponto, sem tirá-lo da agulha esquerda.

Uma segunda argola, ou ponto, está formada. É preciso passá-la para a agulha esquerda, no sentido certo, para colocá-la ao lado do primeiro ponto.

Introduzindo a agulha esquerda, da direita para a esquerda, debaixo do fio superior deste ponto e sobre a agulha direita, estaremos novamente na posição inicial. Com a mão direita puxar o fio para apertar a base do ponto e terminá-lo.

Estas operações devem ser repetidas quantas vezes for necessário para montar os pontos desejados na agulha.



Montagem com duas agulhas à inglesa




Na montagem à inglesa, começar exatamente do mesmo modo que na montagem à francesa, para formar o primeiro ponto, que é colocado na agulha esquerda, ao lado do ponto inicial. Em seguida retirar a agulha direita deste ponto.

Temos, conseqüentemente, dois pontos montados lado a lado na agulha esquerda. Introduzir a agulha direita entre estes dois primeiros pontos; esticar o fio do novelo no indicador da mão direita; enrolá-lo em volta da agulha direita, passando-o por baixo da agulha, como para tricotar um ponto em meia.

Trazer o fio com a agulha direita, através do intervalo entre os dois primeiros pontos, para formar o terceiro colocar este terceiro ponto na agulha esquerda. Repetir as duas operações acima.

O último ponto da montagem (à direita na agulha) não é parecido com os anteriores. Deve sempre ser tricotado na primeira carreia, qualquer que seja o tipo de borda adotado.



Montagem em quatro agulhas




A montagem em quatro agulhas ou em círculo pode ser feita em uma só agulha para começar (neste caso, os pontos são repartidos nas agulhas na primeira volta do tricô) ou desde o início nas quatro agulhas, escolhendo qualquer um dos métodos indicados acima. Em todos os casos, é preciso tomar o cuidado de puxar o fio na articulação das agulhas. Além disso, será prudente, quando tricotar as primeiras carreiras, deslocar os pontos, avançando-os de dois ou três pontos cada vez, para a agulha seguinte, evitando uma demarcação que o afrouxamento do fio provocaria neste lugar se não se tomar essa precaução.