..

você é o tijolinho que faltava na minha construção

Image hosted by Photobucket.com

Meus primeiros quadradinhos pro projeto Aconchegar.
A foto não está lá grande coisa, mas descobri que meus restinhos de lã não são lá muito coloridos. Sou uma pessoa muito sóbria (ou velha, como diria a filhota :D)

Descobri esse jeito de fazer os quadradinhos que não dá muito trabalho - não é preciso ficar medindo e a gente faz quase sem sentir: medi a quantidade de pontos para fazer 20cm (no meu caso, 36p), montei o dobro mais um (são 40cm para os dois lados do quadrado: 73p - tem que ser número ímpar).

Sempre trabalhando em cordões de tricô, nas carreiras pares faço juntos os 3 p. centrais (ou seja, diminuo 2p). Assim, quando só restam 3 p., remato e voilá: um quadrado perfeito! **

(São os dois quadrados do alto e da esquerda. Resolvi variar no da direita e no de baixo. Se vocês quiserem que explique como fiz - não tem costura! - eu explico)


Upideite: (Eu sou péssima professora, não tenho paciência pra explicar. Aliás, não sei o que estou fazendo aqui.)

Aqui vai uma receita mais detalhada:

Usei agulhas 4,5, com lã Família, Mollet, Botonê e outras que estavam sobrando que nem sei mais o nome.
Fiz uma amostra, e, na tensão dos meus pontos, 18p=10cm.
Montei 73 pontos (são os dois lados do quadrado, que têm de ter 20cm cada um, mais um ponto porque é preciso um número ímpar de pontos).
1.ª carr e todas as ímpares - em tricô.
2.ª carr - 35p em tricô, 3 pontos juntos em tricô, 35p em tricô.
4.ª carr - 34p em tricô, 3 pontos juntos em tricô, 34p em tricô.
6.ª carr - 33p em tricô, 3 pontos juntos em tricô, 33p em tricô.


E assim vai, sempre nas carreiras pares você faz os três pontos
centrais juntos, até restarem apenas 3 p. Você remata e voilá: um
quadrado perfeito, sem precisar ficar medindo toda hora!


(Não estranhem com o biquinho que se forma no começo. Tenham fé, façam até o fim que dá certo)