..

magic loop

O magic loop é usado em substituição às tais agulhas sem ponta para fazer meias e luvas em tricô circular, peças muito pequenas para serem feitas com agulhas circulares. Eu já tinha visto referência a essa técnica, inclusive com fotos, e, como as tais agulhas são muito difíceis de achar por aqui (faz décadas que não vejo pra vender, pelo menos aqui no poeirão) não preciso nem dizer que estava doidinha pra aprender, né?

Finalmente achei um tutorial aqui (se o seu inglês está bom, recomendo, porque é muito mais detalhado que o meu) e já coloquei em prática no meu projeto secreto*

1 Usando agulhas circulares da espessura desejada e com um comprimento de pelo menos 60 cm (de preferência 80cm ou maior) monte os pontos desejados.

2 Tricote metade dos pontos

3 Vire as agulhas para sua direita (os pontos já trabalhados estão atrás, os a trabalhar, na frente).

4 Mantendo os pontos a trabalhar na agulha da frente, puxe a agulha de trás, deixando os pontos já trabalhados no fio que liga as agulhas.

5 Usando o lado da agulha que ficou livre, trabalhe os pontos que ficaram na agulha da esquerda.

6 Vire de novo a agulha para a direita.

7 Puxe o fio na parte da frente até que os pontos que estavam no fio fiquem sob a agulha novamente. Pegue o 'rabicho' de fio que ficou da montagem dos pontos (que deve estar na parte de trás) e, usando uma agulha de crochê, passe pelo primeiro ponto da agulha da frente, fechando o círculo. Volte para o passo n.º 4.

Ah, e no mesmo site onde aprendi a fazer o magic loop, tem dicas ótimas para fazer meias também!

* Não conto enquanto não ficar bom. Vai que não dá certo mesmo, daí eu desisto e vocês ficam no meu pé... :D Mas posso dizer que a lã que usei no tutorial aí em cima é a mesma que estou usando no tal projeto. Tingi uma Paratapet na cor crua com Tingecor vermelho, pink, azul e vinho (estes dois últimos beeeeem diluídos) e o resultado foi este: