..

laçada

Fazer uma laçada é lançar (passar o fio) sobre ou em volta da agulha direita, antes de tricotar um ponto.
Uma laçada acrescenta um ponto aos do trabalho em curso se for tricotado uma vez na carreira seguinte, e muitos pontos, se for tricotado muitas vezes na carreira seguinte. (Por uma razão técnica, tricota-se 1 m., 1 t., 1 m. etc., alternada mente.)
A laçada não acrescenta ponto, se for compensado por uma diminuição, esta podendo ser executada na parte lisa do trabalho, ou pegando-a junto com o ponto seguinte.
De qualquer forma, o papel da laçada é decorativo, ou quando forma um furinho, ou quando rematada sobre vários pontos ela pareça reuni-los entre si.


Laçada em Meia
Depois de um Ponto Meia: (o fio encontra-se atrás do trabalho)





Antes de um ponto meia: passar o fio de trás para frente, embaixo da agulha direita, e passá-lo novamente por cima desta agulha. Em seguida introduzir a agulha direita no ponto seguinte e tricotá-lo em meia do modo habitual.





Antes de um ponto tricô: passar o fio de trás para frente, em baixo da agulha direita; passá-lo novamente para trás, por cima desta agulha, e trazê-lo para a frente, por baixo (ou seja, uma volta completa). Tricotar o ponto seguinte em tricô da maneira habitual.



Depois de um ponto tricô: (o fio encontra-se na frente do trabalho)

Antes de um ponto meia: passar simplesmente o fio da frente para trás, sobre a agulha direita. Em seguida introduzir a agulha direita no ponto seguinte e tricotá-lo em meia da maneira habitual.




Antes de um ponto tricô: passar o fio da frente para trás sobre a agulha direita, e trazê-lo para a frente, por baixo (ou seja, uma volta completa). Em seguida introduzir a agulha direita no ponto seguinte e tricotá-lo em tricô da maneira habitual.



Laçada em Tricô



Depois de um ponto meia (o fio encontra-se atrás do trabalho)

Antes de um ponto meia: passar o fio de trás para frente, sobre a agulha direita, e passá-lo novamente para trás, por baixo (ou seja, uma volta completa). Em seguida, introduzir a agulha direita no ponto seguinte e tricotá-lo em meia da maneira habitual.




Antes de um ponto tricô: passar simplesmente o fio de trás para a frente, sobre a agulha direita. Em seguida, introduzir a agulha direita no ponto seguinte e tricotá-lo em tricô; a laçada é formada quando deixar cair o ponto da agulha esquerda.



Depois de um ponto tricô (o fio encontra-se atrás do trabalho)

Antes de um ponto meia: passar o fio da frente para trás, debaixo da agulha direita; trazê-lo novamente para a frente, por cima desta agulha e passá-lo novamente para trás, por baixo (ou seja, uma volta completa). Tricotar o ponto seguinte em meia da maneira habitual.





Antes de um ponto tricô: passar o fio da frente para trás, debaixo da agulha direita e trazê-lo para a frente, por cima desta agulha. Tricotar o ponto seguinte em tricô. A laçada é formada quando deixar cair o ponto da agulha esquerda.



Laçada Dupla ou Múltipla



Para fazer uma laçada dupla (ou tripla etc.), enrola-se o fio uma ou mais vezes suplementares em volta da agulha direita, no mesmo sentido que para uma laçada simples.
Nota: esta expressão é raramente usada; habitualmente, nas explicações de um ponto ou na receita de um modelo mencionam-se duas laçadas, três laçadas etc.