..

gola laço - versão vera helena



Olha aí a versão da Vera Helena:
Estou enviando a receita da minha golinha, feita em lã preta com uns fiapinhos chamada Retalhos. Usei lã dupla e agulhas n.º 5. Gastei quase dois novelos inteiros. Comecei com três pontos, e aumentei até 42 pontos. Nessa hora fazer o passante, que é fácil. Precisa de uma agulha auxiliar, (se tiver aqueles alfinetões para colocar os pontos em espera, melhor - eu conheço como minha mãe chamava, de joaninha). Depois de 42 pontos, fazer 1 carreira em tricô, da seguinte maneira: Pega o primeiro ponto e faz em tricô. O segundo, tira sem fazer, na agulha auxiliar, ou na joaninha, deixando atrás. E assim por diante, o terceiro ponto faz em tricô, o quarto coloca atrás, na agulha auxiliar. Tricota 10 carreiras em barrinha 1/1. Eu fiz 10, mas talvez fique melhor com 11 ou 12 carreiras. Nessa hora coloca os pontos da barrinha noutra agulha auxiliar e faz os pontos que ficaram atrás, à espera, tb em barrinha 1/1. Quando completar o mm número de carreiras faz a carreira seguinte repondo todos os pontos na mm agulha. Faz o primeiro da agulha em tricô e faz o segundo da agulha auxiliar, e vai pegando todos intercalados até ter novamente todos na mm agulha. Segue reto (contei 78 cordões de tricô) e novamente faz outro passante da mesma maneira. Quando recolocar os pontos, fazer 1careira inteira em tricô, e começar a arrematar no início da carreira pegando dois juntos até terminarem os pontos. Prontinho.



Beijinhos, Vera Helena