..

feltragem manual

Já me pediram algumas vezes como fazer a felltragem de modo manual, e eu guardando na lista dos "a fazeres". Como a feita à máquina me serviu completamente, nem tentei, daí tinha que ir atrás dos sites em inglês e tentar traduzir. Mas como eu tenho as leitoras mais legais da blogosfera, a Kátia Angelotti me poupou o serviço. Então, preparem as chaleiras, arregacem as mangas que lá vai:

Já que os comentários estão versando sobre as experiências com feltragens, vamos lá: também achei que a bolsa ficasse bem mais dura, quer dizer, a lã ficou bem firme, bem feltrada, mas achei que ficasse "em pé"!! santa ignorância...(ou ficam?). Bom, seguindo o que está neste blog, eu fiz a feltragem manual: coloquei um balde de alumínio com água pra ferver, qdo chegou na etapa de borbulhamento, coloquei um pouco de sabão líquido e mergulhei a bolsa; fui marcando 3 a 5 minutos, tirava, envolvia numa toalha de rosto, e esfregava na tábua do tanque até a exaustão, daí colocava sob a torneira fria. Enquanto isso a água continuava no fogo... imersão/espera/esfrega/água fria. Achei muuuito legal, apesar de cansativo, porque se vê a feltragem começando, a lã encolhendo,os pelinhos se emaranhando... fiz esse processo por 6 vezes, quando meus braços não obedeciam mais e minhas mãos estavam a ponto de cair, vermeeelhas, parei e já sem paciência, centrifuguei a coitada (fiquei com pena dela). Coloquei uma sacola de plástico rígido dentro dela e enchi de roupas prá ficar bem uniforme. Pronto! Como 1ª experiência valeu e muito! Agora estou fazendo uma com o tamanho que realmente preciso.
Beijinhos e força a todos que resolveram entrar nessa!!
Kátia-SBC