Fiz muito, mas muito tricô mesmo na adolescência e nos meus vinte, mas depois dos trinta faltou tempo e vontade - deu um revertério no clima em Brasília e foram bem uns dez anos muuuito quentes. Como pegar em lã desse jeito? Anyway, dos montes de revistas com receitas que eu tinha, guardei algumas, e achei muita coisa interessante para colocar por aqui. Pra não começar com mais um cachecol, serve uma echarpe em ponto fantasia? ;D
Tamanho: 15cm x 1m
Material: 40g (dois novelos) de lã compatível com agulhas n.º 3½ e 4.
Pontos empregados:
Ponto barra 1/1: *1m, 1t*
Ponto fantasia: veja o esquema onde foi dado 1 motivo em sua largura com 2 p finais e só nas carr de ida. Nas carr de volta, tric acompanhando o p e as laç em t. Os p de borda devem ser acrescentados. Repetir da 1.ª até a 8.ª carr.
Amostra: 1 quadrado de 10cm= 27p x 26 carr
Execução: Montar 37 p nas ag n.º 4 e tric primeiro a carr de volta, como segue: 1 p de borda, 2 m * 4t, 1m, 4t, 2m *. Repetir a explicação de * a * (ponto fantasia?) terminando a carr com 1 p de borda. A 24 cm do começo = 8 motivos, continuar tricotando em p barra com as ag 3½ e, ao mesmo tempo, na 1.ª carr, tric os 2 p juntos em t e em cada motivo o p central, junto com o p anterior, acompanhando o p barra = 30 p. Continuar até terminar o novelo, deixando-o à espera. Trabalhar mais uma parte com o segundo novelo, como descrito, deixando uns 50 cm de fio no fim. Terminar costurando as duas metades com p malha.