..

colete feminino, gorro e gravata

Alguém me pediu a receita de um gorro para adulto. Daí lembrei de um, que fazia jogo com um colete, uma das primeiras coisa que fiz - o colete. Usei muito esse colete na faculdade, pois de manhã cedo ainda estava um pouco frio e na hora do almoço já fazia um calor de rachar, e ele era muito mais fácil de carregar do que um casaco ;o)
A receita vem de uma Burda em alemão com um suplemento em português-português, ou seja, tive que fazer algumas adaptações. Ele tem dois tamanhos, que pela receita seriam 36 e 40 no padrão europeu. Como não achei a correspondência em nosso manequim, veja o tamanho que deseja no esquema.

Material: para o colete, lã fina em cor ferrugem 160 (200)g ; para o gorro e gravata cerca de 80g, 1 par de agulhas n.º 3 1/2; 34 botões.

Ponto canelado: 1 p. em meia e 1 p. em tricô, carreira seguinte siga os pontos.

Ponto principal: 1a e 2a carr: em meia; 3a carr: 1 p em meia e 1 p em tricô; 4a carr: tricote os p. como se apresentam. Repita.

Amostra: 25 p. x 34 carr = 10cm

COLETE
Costas: tric. sobre 115 (125) p. de montagem, em cor de ferrugem, 7 cm = 24 carr. em canelado, para o cós. A seguir cont. a trabalhar no p. principal. Para o decote, após 48 cm = 164 carr a contar do cós, rem. os 21 (25) p. do meio, e acabar os dois lados separadamente. Rem. na orla interior, em cada 2a. carr. 1 vez 9 p., 1 vez 5 p. e 1 vez 4 p. Rem. a direito os restantes 29 (32) p. de cada lado, para os ombros, após 50 cm = 172 carr. a contar do cós.
Frente esquerda: Tric. para o cós, sobre 55 (61) p. de montagem, em cor de ferrugem, 7 cm = 24 carr. em canelado. A seguir cont. a trabalhar no p. principal. Após 21 cm = 72 carr (20 cm = 68 carr) a contar do cós, reduzir 1 p. na orla esquerda para o enviesamento do decote. Rep. esta redução ainda 2 (6) vezes em cada 2a. carr. e 23 (22) vezes em cada 4a. carr. Rem. os restantes 29 (32) p. para o ombro, à mesma altura que nas costas. Tric. a frente direita de forma idêntica mas inversa.
Acabamento: Esticar as partes do trabalho, umedecê-las e deixá-las secar. Fechar as costuras dos ombros. Levantar com lã em cor de ferrugem de cada orla das cavas, 109 (115) p., da seta até à outra seta no molde reduzido, tric. 9 carr. em canelado, depois rem. os p. como se apresentarem. Fechar as costuras laterais. Levantar p. com lã em cor de ferrugem, das orlas da frente e em redor do decote, (cerca de 25 p. numa distância de 10 cm), e tric. a tira de remate como nas cavas. Na orla direita da frente, trabalhar na 4a. carr. (= carr. do direito) 4 casas de botão. A primeira cerca de 2,5 cm a contar da orla inferior, a última no começo do enviesamento do decote, e as restantes 2 em intervalos regulares, entre estas. Rem. 3 m. para cada casa de botão, montando-as de novo na carr. seguinte. Pregar os botões.

GORRO Montar para a orla 121 p. com lã em cor ferrugem e tric. 8 carr. em canelado. A seguir cont. trabalhando no p. principal. Para a redução, após 13 cm = 44 carr. a contar da orla, tric. junt. em meia cada 3a. e 4a. p, tric. por cima 3 carr. no p. principal, e tric. junt. e cont. 2 p. em meia, na carr. seguinte. Tric. outra vez 3 carr. por cima, e na carr. seguinte, tric. junt. e cont. outra vez 2 p. em meia. Por fim, tric. 1 carr. do avesso em p. meia, e puxar as restantes m. com o fio de trabalho, rematando-o. Fechar a costura do gorro.



GRAVATA ou CINTO Montar 13 p. com 2 fios de lã em cor de alperche, e tric. no p. de arroz (= 1 p. em meia e 1 p. em tricô alternadamente, desencontradas após 2 carr. Após o comprimento desejado (no modelo 160 cm) rem. os p.