..

churugui

Confesso que foram poucas as receitas digrátis da (do?) Berroco que me entusiasmaram. Não porque as ache particularmente feias (pelo menos algumas, porque a Berroco é campeã de audiência lá no You Knit What?), mas as de que eu gosto dependem muito do tipo de linha/lã empregado - essas coisas lindas e diferentosas, pestanudas e cheias de textura que a gente não tem. Apesar dos pesares, me inscrevi pra receber a newsletter deles, e qual não foi a minha surpresa ao ver esta belezura:





Um churugui* fácil de fazer, com lã com espessura de gente (a turma que gosta de trabalhar com agulhas 10 pra cima que me perdoe, mas no geral eu acho que o trabalho fica muito mais delicado usando no máximo a 4,5. Sei, sei, sou das antiiiiigas, mas que posso fazer? :D E quem é que aguenta usar coisas tão grossas ao norte de Sumpaulo?), e vai dar pra usar umas lãs antigas ma-ra-vi-lho-sas que alguém (e corto meu pescoço mas não conto que foi a Rosi) conseguiu pra mim.

Acho até que dá pra driblar o único defeito que achei na receita, essas costuras da frente, usando agulhas circulares na primeira parte e emendando com grafting, mas só vou poder testar quando a temperatura amainar por aqui (e depois de terminar uns projetos já em andamento). Se der certo, eu posto, só não prometo quando. Apesar de que, conhecendo vocês, com certeza vai aparecer alguém com uma solução melhor ainda - e bem mais cedo.

*Podem chamar de bolero, mas vamos combinar que churugui (ou shrug) é muito mais style :D


***

Ok, você venceu, batata frita. Aqui vai uma tradução vapt-vupt da receita.

Tamanhos: P/M (G/GG)

Material: Agulhas 4,5; 400g (450g) de lã/linha proporcional às agulhas

Amostra: 16p x 32 carr =10cm

Tamanho final: 127cm por 56cm (137cm por 58,5cm) (Esquema pode ser visto aqui.)

Ponto empregado: 1.ª carr (avesso): em meia; 2.ª carr: tricô; 3.ª carr e 4.ª carr: em meia; repita da 2.ª carr (no direito do trabalho, ficam 3 carr em meia, 3 carr em tricô).


Monte 104p (120p). Trabalhe no ponto empregado até que o trabalho atinga 12,5cm de altura. Pare do lado avesso. Corte o fio. Para as mangas, nas próximas 2 carr, monte 48 p de cada lado - 200p (216p). Trabalhe até que o trabalho atinja 43cm (46cm) do começo. Pare do lado avesso. Nas próximas 2 carr, remate os 48 p de cada lado. Trabalhe até que o trabalho atinja 56cm (58,5cm) totais. Remate. Dobre o trabalho ao meio e costure o lado inferior das mangas e as laterais.