(post originalmente publicado no Feito a Mão em 26/06/04)
O.k., você venceu: batata frita... Não, receita de cachecol! Meu marido é expert em qualidade e produtividade, e aprendi com ele que não adianta a gente fazer o que acha que deve, mas o que o nosso cliente quer. Como ultimamente uns 70% das pessoas que caem aqui não querem saber de blog mas de receita de cachecol de lã, resolvi sair atrás de umas receitinhas. Acabei achando uns sites franceses muito interessantes, como este que se propõe a ensinar tricô em uma hora por imagens – ou seja, mesmo para quem não chegou nem no bonjour, dá pra acompanhar. E, em último caso, sempre se pode usar o Babelfish pra traduzir, né não? No mesmo site, vale a pena ver esta página com mais técnicas básicas e esta com pontos simples. Mas pra não decepcionar meus diletos leitores, já adiantei o serviço e traduzi três receitas. Para vê-las, clique no “continue lendo” ai embaixo.
Cachecol listrado
(veio daqui)
Material: lã com espessura combatível com agulhas n. 5 nas cores bordô, cinza e verde. Monte 43 pontos nas ag. n. 5 e tricote em barra 1/1 (1 p. meia, 1 . tricô; na carreira seguinte acompanhe os pontos) do seguinte modo: 20 cm em cinza; 12 cm em bordô; 5 cm em verde; 25 cm em cinza; 20 cm em verde; 12 cm em bordô; 5 cm em verde; 25 cm em cinza; 20 cm em verde; 12 cm em bordô; 5 cm em verde; 25 cm em cinza, 20 cm em verde. Remate os pontos sem apertar muito.
As duas próximas receitas vieram daqui.
Cachecol em ponto tricô com franjas
Material: lã grossa o suficiente para ser usada com agulhas n. 7 (podem ser usados 2 ou 3 fios) Monte 36 pontos e tricote em cordões de tricô (todas as carreiras em ponto tricô) por 178 cm. Remate. Faça uma franja de 32 cm.
Cachecol em barra 2/2
Material: o mesmo da receita anterior
Com as agulhas n. 7, monte 48 pontos e tricote em barra 2/2 (2 p. tricô, 2 p. meia; na carreira seguinte, acompanhe os pontos. A 178 cm do começo remate. Faça uma franja como a da receita anterior.