..

aproveite ao máximo

Sobras • Mesmo que você tenha poucas sobras de linha ou barbante de cada cor, faça toalhinhas em tricô ou crochê, com listras coloridas, para um jogo americano. Forre com tecido liso, deixando uma boa borda, de modo a formar um barrado em toda a volta. Faça os guardanapos na mesma fazenda. Arremate-os com uma carreirinha de crochê.

Roupa usada • Se a roupa não pode ser remendada, corte-a em quadrados ou retângulos, passe uma costura em volta (à máquina, em ponto ziguezague), para que as malhas não corram. Emende-os e faça almofadas coloridas para jogar sobre a cama ou o sofá. • Se preferir, emende os quadrados para formar uma colcha macia para a cama ou berço do bebê. Forre em tecido de algodão, em cor que combine. • Ou, ainda, arme um xale, comprido ou triangular, para os dias mais frios e forre-o com lã fina e macia, lisa ou com florzinhas do campo.

Um pulôver diferente • Transforme o pulôver do ano passado num modelo diferente, trabalhando meios pontos de crochê sobre as costuras dos lados e dos ombros, em duas cores, em carreiras juntinhas e paralelas. • Ou borde, em ponto de cruz, motivos coloridos, letras, nomes, frases engraçadas. • Aplique figuras de animais, recortadas em tecidos, nos agasalhos das crianças, presas com costura invisível ou ponto de caseado.

Malhas que crescem • Se o pulôver ficou curto, porque a criança cresceu, você pode reaproveitá-lo. Basta tirar um fio bem junto à margem inferior, pegar as malhas com uma agulha e tricotar carreiras coloridas, em listras finas ou grossas. Faça o mesmo nos punhos das mangas e nas pernas das calças.

A blusa vira colete • Se as mangas de sua blusa estiverem muito surradas, pegue as malhas em toda a volta e faça uma ou duas carreiras de arremate. Depois, borde florzinhas na frente, em ponto cheio. Assim, você terá um colete florido, foik, para usar com saias ou calças compridas.

Renove as roupas de tricô e crochê • Uma aplicação tricotada à mão ou à máquina, em cor contrastante ou dourada, transforma em novo um velho vestido ou pulôver de malha. • Se o pulôver de tricô de sua filha ficou muito curto, pegue as malhas em toda a volta da borda inferior e tricote, formando babados, aumentando a espaços regulares. Continue - sempre aumentando regularmente - até o comprimento da saia, para formar um vestidinho. O próprio peso da saia esticará a blusa. Escolha um tom um pouco mais escuro que o da blusa, mas na mesma cor. • Os pulôveres de crochê também podem ser aproveitados da mesma maneira. Escolha para a saia um ponto rendado ou em conchas.

Cinco sugestões para você aproveitar uma velha malha, modificando e atualizando seu modelo: 1 - Tire as mangas e a gola e debrue em tecido o decote e as cavas. 2 - Abra na frente e aplique uma pala de tecido, pespontando à mão ou à máquina. 3 - Aproveite o modelo original, aplicando reforços em tecido, nos ombros e cotovelos. 4 - Transformada em colete, debrue a malha em toda a volta e passe um cadarço na frente. 5 - Debrue decote e cavas e acrescente um bolso recortado da manga que foi retirada.

Para consertar o pulôver • Se o pulôver estiver furado, não tente remendá-lo. Em vez disso, compre fio de seda para bordar, em tonalidade um pouco mais clara ou mais escura que a roupa furada. Borde poás em pontos cheios, começando por um poá que feche e esconda o furo e mais alguns em torno, em triângulo, círculo ou espalhados.

Meias de tricô • Se estiverem rasgadas nas pontas dos pés, desfaça esta parte e tricote algumas carreiras em outra cor ou em listras.

Manta em quadrados • Use sobras de lã - de todas as cores - para confeccionar uma manta bem quentinha e de execução simples. Faça quadrados em tricô ou crochê, até o número desejado para compor uma manta no tamanho que idealizou. Depois, emende-os com costura invisível (ponto de bainha), executada em lã ou, se preferir, em crochê (meio ponto baixo). • Se você quiser ter menos trabalho, faça em tricô ou crochê quadrados ou retângulos com 20 por 30cm e recorte outros em tecido na mesma dimensão. Para armar, alterne os de tricô ou crochê com os de tecido, como num tabuleiro de xadrez. Os de tecido podem ser em cor lisa, como preto, castanho, cinza, verde-musgo, etc.

Almofadas de renda • Aproveite os centros de mesa em renda de crochê que você não usa. Aplique-os sobre almofadas de veludo ou cetim de algodão, redondas ou ovais. Escolha o tecido em tonalidade escura para destacar o trabalho.

Tirei da revista Tricô e Crochê, sem número, publicada pela Rio Gráfica Editora em meados dos 80 (custava Cr$ 420,00!)